Ministro garante que governo vai insistir na posse da deputada para o Ministério do Trabalho
22/01/2018 13:04 em Politica

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse nesta segunda-feira que o governo vai insistir no nome da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho - a posse da parlamentar voltou a ser suspensa ontem à noite, por decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) - e afirmou que "novelas sempre têm final feliz".

Novelas sempre têm um final feliz. O governo mantém a serenidade e obviamente insistirá nessa luta judicial pela preservação das prerrogativas do presidente, e temos confiança no bom senso das decisões judiciais, que vão garantir a posse da ministra escolhida pelo presidente.

O ministro evitou criticar a decisão da ministra Cármen Lúcia, que não julgou o mérito da questão, e disse acreditar que o Supremo acabará por decidir em favor do governo, como fez o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Entendemos que no devido tempo será essa também a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Segundo o ministro, caso a posse volte a ser liberada, Cristiane será empossada mesmo com o presidente Michel Temer em Davos, na Suíça, para onde embarca na noite de hoje e só retorna na quinta-feira. Em seu lugar, ficará o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nós teremos um presidente da República aqui — afirmou Marun.

Marun disse que até seria "o caminho mais fácil" pedir ao PTB que indique outro nome para o Ministério do Trabalho, mas afirmou que o governo escolheu seguir pelo "caminho necessário". Apesar do discurso, a insistência do partido em manter o nome de Cristiane Brasil gera constrangimento para Temer, mas, por conta do apoio que o PTB dá à reforma da Previdência, o presidente ficou refém da escolha da legenda.

O GLOBO

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!