Parece 100% garantido que teremos carnaval no Brasil em 2022, sejam os blocos de rua, trios elétricos, as festas de salões e os desfiles em sambódromos. Xande de Pilares, um dos grandes nomes do mais tradicional gênero musical do país, acaba de sagrar-se vitorioso na Escola de Samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais da capital paulista, com o samba-enredo “Tambor Africano, de Negra Bravura e o Mesmo Tambor da Saracura Quilombo do Samba Não Morre Jamais. Eu Sou, Eu Sou Vai-Vai”, uma composição feita em parceria com Peu, Claudio Russo, Junior Gigante, Jairo Limozini e Bruno Giannelli. O enredo da escola paulistana conta a história de “Sankofa”, pássaro sagrado africano.
“A Vai-Vai é a primeira escola de São Paulo que eu tenho a oportunidade de assinar um samba, uma escola super tradicional do Bexiga, que teve o grande Geraldo Filme entre os criadores de seus sambas-enredos ao longo de sua história. Sem contar que eu sou apaixonado pelo povo paulistano. Eles tratam o samba de uma maneira tão carinhosa, que poder retribuir em forma de samba é uma coisa que não tem preço. Espero que a pandemia termine logo, que tenha desfile e o samba funcione na avenida, que é o passo mais importante. Agradeço muito aos meus parceiros, em especial o Claudio Russo, que é um compositor supercampeão”, diz o sambista.
Ainda sem ganhar um Carnaval com um samba de sua autoria, Xande almeja ver a escola levantar o troféu com a composição. “Sigo com esse sonho de ver a escola levantar um troféu com meu samba. Não foi possível estar presente na disputa, mas fiquei muito feliz quando recebi a notícia. Agradeço muito a diretoria, o presidente da Vai Vai, todos os segmentos da escola e em especial os meus parceiros. É Deus que aponta a estrela que tem que brilhar”, comenta Xande de Pilares, citando um trecho do seu grande sucesso “Tá Escrito”.
Agora, o artista aguarda o resultado da semifinal do Salgueiro, que acontece dia 4 de setembro, para saber se segue ou na disputa do samba-enredo 2022 da escola do coração. Caso ele vença, será a quarta vez. Em 2014, Xande ganhou com “Gaia, a Vida em Nossas Mãos”, samba nota dez que conquistou os prêmios Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro; em 2015, compôs “Do Fundo do Quintal, Sabores e Saberes da Sapucaí” e em 2018 emplacou seu terceiro samba na agremiação, “Senhoras do Ventre do Mundo”.
Relembre o samba enredo da Salgueiro, “Gaia, a Vida em Nossas Mãos”, composto por Xande e parceiros:
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.