Covid-19: pode fazer o teste depois de tomar a vacina?
Saúde
Publicado em 18/01/2022

Nesta terça-feira (18) mais de 137 mil pessoas se infectaram com o coronavírus, totalizando mais de 23 milhões de contaminados com a Covid-19 desde o início da pandemia. Marcelo Ferreira, morador de Brasília de 48 anos, faz parte dessa estatística. O que ele não esperava é que os sintomas fossem aparecer um dia após tomar a terceira dose da vacina da Covid-19.

“Eu tomei a vacina em um dia. No dia seguinte comecei a ter sintomas. Eu imaginei que fosse reação a vacina. Só que os dias foram passando e os sintomas não. E isso me fez desconfiar que poderia ser Covid-19. Eu fiz o exame e realmente se constatou que é Covid-19.”

O pesquisador da Fiocruz Brasília, Sergio Nishioka, explica que nesse caso, o paciente já estava infectado antes de tomar a vacina, porém estava assintomático. Além disso, a vacina não altera o resultado do exame.

“Nesses casos, [a pessoa] pode fazer o teste e o fato dela ter sido vacinada poucos dias antes não afeta o resultado do exame. Se a pessoa testar positivo, a explicação provável é de que ela vacinou quando já tinha sido exposta ao vírus e ainda não tinha sintomas. Ou seja, estava no período de incubação da doença. O teste não fica positivo pelo fato de a pessoa ter sido vacinada.”

Segundo o pesquisador, não é a vacina que faz o paciente ter sintomas. Ele explica que a latência seria um período em que o vírus fica ‘dormente’, e isso não ocorre com o coronavírus. Portanto não existe um estímulo, como a vacina, que tire o vírus de sua latência.

Fonte: Brasil 61

Comentários
Comentário enviado com sucesso!