Debates sobre temas de grande interesse público marcam sessões da Câmara Municipal de Ponta Porã
16/02/2022 20:22 em Politica

A Câmara Municipal de Ponta Porã promoveu na manhã de terça-feira, 15 de fevereiro, duas sessões ordinárias. A medida foi por conta do cumprimento do Regimento Interno da Casa de Leis que prevê a realização de quatro sessões ordinárias no mês.

As duas sessões foram marcadas por intensos debates em torno de assuntos de grande interesse da população de Ponta Porã. Na primeira sessão, a falta de estrutura da rede de energia elétrica no distrito de Nova Itamarati, foi um dos temas abordados. O vereador Biro Biro levantou a questão, afirmando que é preciso cobrar da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica os investimentos na ampliação da rede para beneficiar os moradores.

A construção da sede própria da Delegacia de Atendimento à Mulher e também da “Sala Lilás”, espaço adequado para o atendimento das mulheres, adolescentes e crianças vítimas da violência sexual, foram temas abordados pelos vereadores Marquinhos, Neli Abdulahad, Lourdes Monteiro, Kamila Alvarenga. Os parlamentares falaram que a falta desta estrutura causa constrangimentos às vítimas de violência inibindo também a ação dos agentes que cuidam destes assuntos na cidade.

A Vereadora Neli disse que hoje os atendimentos são feitos no IML, local inadequado, o que gera constrangimentos às vítimas. Todos os demais vereadores manifestaram apoio a este tema.

O atendimento na Secretaria de Saúde do Município foi outro tema abordado. A vereadora Lourdes Monteiro cobrou providência por parte do secretário de saúde, Patrick Derzi, para que as mães que buscam leite prescrito pelos médicos sejam melhor atendidas pelo setor na sede da Secretaria. Ela disse que recebeu reclamações de mães que passam por constrangimentos naquele local quando buscam o produto indispensável para a saúde dos filhos.

Ainda durante a sessão, o vereador Pastor Mauro Ortiz destacou a importância de Ponta Porã eleger nas eleições deste ano, candidatos locais para representar o Município nas esferas estadual e federal. Os vereadores Candinho Gabínio, Biro Biro, Waldecir Fernandes, Marquinhos, Neli, Kamila Alvarenga, Edevaldo Mattoso Barbosa,

Jelson Bernabé, também se manifestaram na defesa da eleição de representantes locais. Vários vereadores querem se candidatar aos cargos de deputado estadual e deputado federal. O vereador Jelson Bernabé disse que Ponta Porã tem um eleitorado de mais de 60 mil pessoas, quantidade suficiente para eleger representantes na Assemblélia Legislativa e no Congresso Nacional. Candinho Gabínio disse que é preciso superar as vaidades pessoais para que o município tenha candidaturas fortes, com chances reais de vitória.

O vereador Waldecir Fernandes usou a Tribuna da Casa de Leis para dizer que está acompanhando a conclusão das obras de drenagem e asfalto na cidade e que vai cobrar pelo término dentro do prazo. Ele disse que as empresas não estão observando os prazos o que gera transtornos para a população, exemplificando a obra na rua Pedro Angelo da Rosa iniciada há oito meses e ainda não concluída.

No final o Vereador Marquinhos destacou a união da classe política local, com os governantes estaduais e federais para beneficiar os moradores do distrito de Nova Itamarati. Segundo ele, esta união resultou na entrega dos títulos definitivos para os donos dos lotes do maior assentamento rural do Brasil.

Nada mais foi tratado na sessão, encerrada pelo presidente Vanderlei Avelino

Assessoria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!