Carlos Bernardo elogia a volta do Mais Médicos e que vai beneficiar brasileiros formados no exterior
06/01/2023 23:12 em Saúde

A retomada do programa Mais Médicos, anunciada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, foi elogiada pelo CEO e criador do curso de Medicina em Pedro Juan Caballero, na Universidade Central do Paraguai (UCP), Carlos Bernardo.

Ainda de acordo com Nésio, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a prioridade será para profissionais brasileiros. “A agenda de retomar o Mais Médicos é imediata. Queremos colocar médicos em todos os municípios brasileiros em um curto período de tempo”, disse para a Folha.

Nésio Fernandes disse que mais de 300 municípios brasileiros não possuem sequer um médico para atender a população e mais de 800 não conseguem que um profissional de saúde fique na cidade por mais de uma semana, deixando municípios do interior e de regiões periféricas sem assistência médica. Primeiro serão chamados os médicos que já possuem registro nos Conselhos Regionais, depois os brasileiros formados no exterior e por fim caso necessário, médicos estrangeiros.

Para o diretor da UCP, Carlos Bernardo, a retomada do programa, beneficia os brasileiros de baixa renda, principalmente que residem em locais de difícil acesso e de extrema pobreza e onde a maioria dos médicos formados nas universidades brasileiras se recusam a trabalhar. Em relação em dar prioridade aos profissionais brasileiros formados no exterior, Carlos disse que o projeto criado em 2013 já dava esta prioridade, mas que por algum motivo acabou atraindo poucos médicos formados em outros países, mas ele acredita que agora com o aumento do número de médicos formados principalmente no Paraguai, Bolívia e Argentina, a maioria das vagas será ocupadas por brasileiros e não será necessária a vinda de tantos médicos de outros países.

“Os profissionais médicos formados na Universidade Central do Paraguai estão preparados para trabalhar e prestar um serviço de excelência em qualquer lugar e muitos já foram aprovados no REVALIDA, provando a qualidade do ensino fornecido na UCP. A volta do Mais Médicos era um compromisso do presidente Lula e durante a transição, participei de várias reuniões do Grupos Temáticos de Transição de Governo (GT), e nos contatos que tive nestes encontros, sempre defendi a valorização dos brasileiros que estudam no exterior e no caso dos estudantes de Medicina, uma completa reformulação no REVALIDA e valorização destes profissionais dentro do sistema público de saúde. Os primeiros resultados já estão aparecendo e todos ganharão com isso”, disse Carlos.

O Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi instituído no âmbito do Programa Mais Médicos em 2013 pela ex-presidente Dilma Roussef e chegou a atrair mais de oito mil médicos cubanos, e se desenvolve unas linhas de provimento emergencial de médicos para atuação em Unidades de Atenção Básica à Saúde, assim como busca a qualificação destes profissionais para o exercício das atividades de ensino-serviço. Durante a permanência no PMMB, estes médicos participarão de processos de aperfeiçoamento profissional, numa perspectiva de educação permanente.

A coordenação do Projeto Mais Médicos era realizada pelo MEC e pelo MS, os quais determinam as regras de funcionamento deste Projeto por meio de aparatos normativos e técnicos, elaborados por ambos.

O primeiro Ciclo Formativo dos Programas de Provisão de Médicos era subdividido nos eixos educacionais de Especialização e Supervisão Acadêmica. Para os médicos intercambistas, que tinham a fase de Módulo de Acolhimento e Avaliação antes de iniciar o primeiro Ciclo. Já o segundo Ciclo Formativo está subdividido em Aperfeiçoamento, Extensão e Supervisão Acadêmica. O programa foi interrompido durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e substituído pelo Programa Médicos pelo Brasil que não contemplava os médicos formados no exterior.

E continuam abertas as matrículas para aqueles que pretendem cursar medicina na Universidade Central do Paraguai (UCP) com início das aulas no primeiro semestre.

As vagas são ofertadas em Pedro Juan Caballero na divisa com Ponta Porã no Mato Grosso do Sul e Ciudad Del Este na divisa com Foz do Iguaçu no Paraná. 

As matrículas podem ser feitas no site www.medicinaucp.com com informações no 67 99677 0757 e no email matriculaucp@central.edu.py

Fotos: Assessoria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!