Carlos Bernardo discute Hospital Binacional com prefeito de Ponta Porã
18/04/2023 18:31 em Saúde

O CEO da Universidade Central do Paraguai (UCP) Carlos Bernardo, esteve visitando o prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos, onde entre outros assuntos, discutiu a implantação do Hospital Binacional na Linha Internacional. Carlos reiterou seu apoio às ações em favor do desenvolvimento de toda a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

O empresário que foi candidato a deputado federal nas últimas eleições colocou-se à disposição para ajudar a buscar recursos através de emendas parlamentares em favor de Ponta Porã. Ele que esteve presente em algumas comissões do Governo de Transição em Brasília, disse já manteve contato com o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) para ajudar na obtenção de recursos para todos os municípios de fronteira.

Carlos Bernardo vem trabalhando para fortalecer o ensino superior e o desenvolvimento na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, seja através da UCP que atrai milhares de estudantes para a região, gerando renda nos dois lados da fronteira, fomentando a economia local, ou como agente político com trânsito em Brasília e Assunção.

Hospital Binacional

Entre as pautas do encontro entre Carlos e Eduardo Campo está a construção de um hospital Binacional para atender a população dos dois países. De acordo com Carlos Bernardes, na faixa de fronteira entre o Paraguai e o Brasil residem cerca de 800 mil pessoas que poderiam ser beneficiadas com a unidade hospitalar aos moldes da que existe na região de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este e foi construído na década de 1970 para atender os trabalhadores da construção da hidrelétrica de Itaipu e seus familiares e hoje faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) com assistência de pronto-atendimento e atendimento hospitalar de alta complexidade para brasileiros e paraguaios.

Além disso o hospital Binacional poderia funcionar como hospital escola para os mais de 16 mil estudantes universitários que cursam medicina em Pedro Juan Caballero, Zanja Pyta e outras cidades paraguaias que encontram dificuldade quando precisam fazer internato e residência médica.

A medida também iria tornar Ponta Porã e Pedro Juan Caballero uma referencia no tratamento médico em toda a região. “Precisamos juntar forças para impulsionar o desenvolvimento regional e para isso temos que conversar com que tem a intenção de ajudar neste projeto e o prefeito Eduardo Campo sempre foi muito sensível em resolver os problemas de quem mora dos lados de fronteira. Já falei com o Vander Loubet e a presidente do PT Gleisi Hoffmann, para a construção do Hospital Binacional e com a ajuda de todos isso vai se tornar realidade”, disse o CEO da Universidade Central do Paraguai.

Fonte: Assessoria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!