Clube de Imprensa de Ponta Porã recebe acadêmicos do curso de Direito.
15/11/2023 19:22 em Educação

Acadêmicos do oitavo semestre do curso de direito das faculdades Magsul realizaram uma palestra para os membros do (CIPP) Clube de Imprensa de Ponta Porã, o evento ocorreu na sede da entidade que abriga radialistas, jornalistas, fotógrafos, colunistas, blogueiros e influencer. Os acadêmicos Bianca Oliveira, Iasmin Mendes, Felipe Jaquet, Igor Augusto Vasques, Vitoria Elisa, Tâmina Mel Lobato, Julierme Nascimento e Aline Guilhermet apresentaram duas situações bastante recorrente no brasil, uma a Recuperação Judicial e a outra, a relação socioafetiva.

A primeira situação abordou o caso real da empresa 1.2.3 Milhas que foi notícia nos meios de comunicação por lesar consumidores e quase falir, entrou com pedido de recuperação judicial. Os futuros advogados explicaram que a recuperação judicial serve para evitar que uma empresa em dificuldade financeira decrete falência e feche as portas.

É um processo pelo qual a companhia endividada consegue um prazo para continuar operando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça. As dívidas ficam congeladas por 180 dias e a operação é mantida.

Com objetivo de compartilhar conhecimentos sobre questões jurídicas, os estudantes explicaram as nuances desse tipo de processo, destacando a relevância de conhecer os direitos dos credores e as etapas necessárias para a recuperação da empresa.

Já no caso fictício, os acadêmicos abordaram as relações socioafetivas reconhecidas pela justiça. Foram citadas situações como concubinato, união estável e o direito de herança oriundo dessas relações.

Além disso, foi mencionada a recente figura do contrato de namoro, utilizado por pessoas que decidem morar juntas, mas não desejam ser formalmente reconhecidas como estando em união estável.

Durante a palestra, ficou evidente a importância de jornalistas e comunicadores estarem familiarizados com o conhecimento jurídico.

A correta interpretação das leis e a capacidade de transmitir essas informações de forma clara e precisa são fundamentais para um jornalismo de qualidade.

Além disso, o conhecimento jurídico permite uma abordagem mais completa e embasada de temas que envolvem questões legais, contribuindo para uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres.

A palestra promovida pelos acadêmicos do oitavo semestre de direito em Ponta Porã foi uma oportunidade valiosa para jornalistas e comunicadores locais se atualizarem sobre questões jurídicas relevantes.

Ao abordar casos reais e simulações fictícias, os estudantes destacaram a importância de conhecer as leis relacionadas à recuperação judicial e às relações socioafetivas reconhecidas pela justiça.

O evento reforçou a necessidade de um jornalismo embasado e esclarecedor, que transmita informações jurídicas de forma acessível à população.

O compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos e profissionais da comunicação é essencial para uma sociedade mais informada e consciente de seus direitos e deveres.

Com informações do www.lidernews.com.br

Fotos: Giovani Cezar

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!