A delegação da Universidade Central do Paraguai (UCP), segue no Rio Grande do Sul, os trabalhos de distribuição de donativos e ajuda humanitária entra no segundo dia, amenizando o sofrimento de quem perdeu tudo na catástrofe provocada pelas chuvas que atingiu todo o estado gaúcho. Carlos Bernardo CEO e fundador da instituição, coordena as ações da força tarefa em apoio aos desabrigados.
Ajuda humanitária.
Um grupo com cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de Pedro Juan Caballero de Pedro Juan Caballero, partiram na tarde do último domingo (12), da fronteira com o Brasil, levando milhares de litros de água, mantimentos, medicamentos e ajuda humanitária com profissionais de saúde e profissionais especializados. Entre os profissionais estão médicos e enfermeiros, auxiliar de enfermagem e socorristas formados no Brasil e com experiência em resgate.
Conforme o diretor da filial da UCP em Pedro Juan Caballero, Newton Luiz Oliveira, a equipe está preparada para ficar até dez dias no Rio Grande do Sul, mas que a permanência vai depender da necessidade e das condições do tempo na região. “Há por parte de todos uma grande disposição de ajudar e neste momento a presença de profissionais de saúde será cada vez mais importante e temos enfermeiros, auxiliar de enfermagem, médicos e outros profissionais capacitados para oferecer a ajuda necessária e todos estão dispostos a levar esperança e solidariedade ao povo gaúcho. Vamos ajudar naquilo que for possível e necessário”, disse Newton.
Arrecadação.
Em menos de uma semana foram arrecadados milhares de garrafas de água mineral, alimentos, roupas, calcados e medicamentos que totalizaram mais de cem toneladas. Na quinta-feira (09, um avião da UCP, partiu do aeroporto internacional de Ponta Porã levando mais de uma tonelada de medicamentos e no domingo (12) foram mais duas carretas de produtos e um ônibus de voluntários que seguiram para a cidade de Gravataí (RS).
Nesta quarta-feira, 15, iniciou a distribuição das doações arrecadadas em Pedro Juan Caballero, e nesta quinta-feira (16) seguem os trabalhos.
Fotos: Firmino Benitez