Eduardo Campos e Dagoberto discutem possível fusão do PSDB com Republicanos
Prefeito destacou que dos 17 vereadores eleitos no último pleito eleitoral, 9 são tucanos
Por Giovani Cezar
Publicado em 16/04/2025 21:07
Politica
Deputado Dagoberto Nogueira e o prefeito Eduardo Campos discutiram possível fusão do PSDB com Republicanos – Foto: Meire Paim

Nesta quarta-feira, dia 16, durante a reunião no gabinete do prefeito Eduardo Campos com o deputado federal Dagoberto Nogueira o atual momento político local e nacional também movimentou a conversa. Juntamente com vereadores e secretários conversaram sobre uma discussão que vem ganhando força que é uma possível fusão do PSDB com o Republicanos.

Caso a fusão se concretize os deputados federais do PSDB, assim como os estaduais, o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja assinariam ficha no novo partido. As negociações políticas, segundo Dagoberto Nogueira, seguem avançando entre os presidentes nacionais do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, e do PSDB, Marconi Perillo. O entrave maior nesse momento seria o nome da nova legenda, já que nenhuma liderança estaria disposta a abrir mão dos nomes atuais.

Nogueira disse que o Republicanos tem em suas fileiras o melhor nome disponível da direita para disputar a presidência da república. “O governador Tarcísio de Freitas é hoje um nome muito forte, está sendo pressionado por outros governadores para aceitar o convite para entrar na disputa de 2026. Ele diz que não é candidato, mas a gente sabe que é pelo respeito que ele tem pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que o ajudou a se eleger governador de São Paulo”, disse.

Caso Tarcísio de Freitas decida enfrentar o candidato de esquerda que deverá ser o presidente Lula, poderá contar com apoio dos principais nomes do PSDB em Mato Grosso do Sul. Dagoberto disse que o objetivo é manter toda a força tucana em uma mesma legenda. “Caso aconteça a fusão com o Republicanos todos que hoje estão no PSDB poderão assinar ficha sem risco de perda de mandato, agora se for decidido pela criação de uma federação com outros partidos pequenos aí seria necessário aguardar a janela para transferir a filiação”.

O prefeito Eduardo Campos avalia como interessante e positiva a fusão do PSDB com o Republicanos. “É um partido que tem uma boa bancada e somada com a do PSDB ficará ainda mais forte. Em Ponta Porã, elegemos 9 dos 17 vereadores. Apenas dois vereadores não nos apoiaram e caso ocorra essa fusão vamos fazer um trabalho para continuar caminhando juntos, unidos, sempre valorizando o grupo e o diálogo democrático”, destacou.

Dos 513 deputados federais o Republicanos tem a sétima maior bancada com 42 deputados e a Federação PSDB/Cidadania é a oitava com 18 parlamentares. Se ocorrer a fusão os dois partidos passariam a formar a terceira maior bancada na Câmara Federal. As maiores bancadas atualmente são do PL que tem 95; Federação PT/PCdoB/PV com 81, União Brasil 59, PP tem 50, MDB 44 e o PSD elegeu 43 parlamentares

Comentários
Comentário enviado com sucesso!