Confira as indicações dos vereadores na sessão realizada terça 15/04/2025
As indicações estão em ordem alfabética.
Por Giovani Cezar
Publicado em 16/04/2025 21:45
Politica

Anny Espínola pede mais médicos especialistas para atender a população de Ponta Porã.

A Vereadora Anny Espínola está solicitando à Prefeitura a ampliação do número de profissionais especialistas para atender a população na Rede Pública de Saúde.

A parlamentar considera que “há necessidade de compreender e explicar os fatores que influenciam o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Este conceito é fundamental para a promoção de políticas públicas e práticas de saúde que visem melhorar a qualidade de vida da população. A saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de completo bem-estar, o que torna essencial a análise das condições que a afetam. Por tudo isso, necessitamos da ampliação do número de médicos especialistas para promover um atendimento completo à população em todo o Município de Ponta Porã”.

A indicação contendo o pedido da Vereadora Anny Espínola foi encaminhada ao Prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, com cópia ao Secretário Municipal de Saúde, Daniel Lima Kayatt.

BIBLIOTECAS NOS BAIRROS

Anny Espínola também apresentou indicação, reiterando pedido para a realização de um estudo técnico para instalação de bibliotecas nos bairros do Município de Ponta Porã.

A parlamentar justificou o pedido sugerindo a realização de uma pesquisa para entender as necessidades da comunidade. Esta pesquisa pode identificar o público-alvo, como estudantes, adultos, crianças e idosos, e suas preferências em relação a gêneros literários e tipos de materiais. Desta forma, atender uma das principais necessidades da comunidade. “A criação de uma biblioteca é um projeto que pode ter um impacto duradouro na educação e na cultura de uma comunidade, promovendo o acesso ao conhecimento e à informação para todos”, afirmou a Vereador Anny Espínola.

O pedido feito na sessão ordinária de 15 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, reiterou solicitação feita anteriormente por meio da Indicação Nº 338/2024. A solicitação foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e à Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliana Aparecida Araújo Fernandes.

Agnaldo Pereira Lima quer instalação de câmeras de monitoramento no CEINF´s de Ponta Porã.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Agnaldo Pereira Lima, quer que a Prefeitura faça a instalação de câmeras de monitoramento em todas as salas de aula dos Centros de Educação Infantil (CEINFs) do município.

O parlamentar fez uma solicitação, por meio de indicação apresentada na sessão ordinária de 15 de abril, na Câmara Municipal, para que seja providenciada a instalação destes equipamentos de monitoramento.

Segundo ele, “a crescente complexidade do ambiente escolar e a necessidade de garantir um ambiente de aprendizado seguro e tranquilo para todos os envolvidos motivam a presente indicação. A instalação de câmeras de monitoramento nas salas de aula dos CEINFs representa uma medida de grande importância, especialmente no que concerne à segurança e ao bem-estar dos professores e profissionais de apoio que dedicam seu trabalho à educação de nossas crianças”.

O Presidente do Poder Legislativo Municipal acrescentou que “é inegável o papel fundamental que professores e profissionais de apoio desempenham na formação e desenvolvimento dos alunos. Contudo, em algumas situações, esses profissionais podem se sentir vulneráveis ou expostos a condutas inadequadas, sejam elas provenientes de alunos, pais ou responsáveis. A presença de câmeras de monitoramento atuará como um importante fator de dissuasão contra comportamentos inadequados, contribuindo significativamente para a prevenção de incidentes e para a manutenção de um ambiente escolar mais ordeiro e respeitoso”.

Agnaldo Pereira Lima destacou ainda que “a instalação desses equipamentos não visa apenas a identificação de eventuais ocorrências, mas principalmente a criação de um ambiente de maior segurança e confiança para os profissionais da educação. Saber que as salas de aula estão sendo monitoradas pode trazer um senso de proteção adicional, permitindo que professores e profissionais de apoio se concentrem integralmente em suas atividades pedagógicas e no cuidado com os alunos, sem o receio constante de situações adversas. Ademais, em casos de dúvidas ou controvérsias sobre eventos ocorridos em sala de aula, as imagens capturadas pelas câmeras poderão fornecer informações objetivas e imparciais, auxiliando na resolução de conflitos de forma justa e transparente. Isso pode ser especialmente relevante para proteger a integridade e a reputação dos professores e profissionais de apoio, evitando acusações infundadas e garantindo que a verdade seja estabelecida. Em suma, a instalação de câmeras de monitoramento nas salas de aula dos

CEINFs do município é uma medida que visa, primordialmente, fortalecer a segurança e o bem-estar dos professores e profissionais de apoio”.

O parlamentar disse ainda que “ao proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e protegido, estaremos valorizando o trabalho desses profissionais essenciais e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em nosso município. Diante do exposto, requeremos o encaminhamento desta Indicação a Sua Excelência, o Senhor Prefeito Municipal, para que, em sua reconhecida sensibilidade e competência administrativa, adote as providências necessárias para a implantação do sistema de monitoramento por câmeras em todas as salas de aula dos Centros de Educação Infantil e Fundamental (CEINFs) do município de Ponta Porã”.

A indicação contendo o pedido foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e à Secretária Municipal de Educação, Eliana Araújo Fernandes, ao Secretário Municipal de Segurança Pública, Cândido Félix Souza Gabínio.

SEMÁFORO EM CRUZAMENTO PERIGOSO

O Vereador Agnaldo Pereira Lima também apresentou Indicação encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Segurança Pública, Cândido Félix Souza Gabínio, solicitando a implantação de um semáforo de três tempos no cruzamento da Avenida Belmiro de Albuquerque, com a rua Pedro Ângelo da Rosa, no bairro Residencial Ponta Porã I.

Segundo ele, “a proposta apresentada é baseada na crescente preocupação com a segurança dos habitantes e das pessoas que transitam diariamente pelo cruzamento em questão. Diante do aumento do tráfego de veículos e do alto número de acidentes registrados na interseção da Rua Belmiro de Albuquerque, com a Rua Pedro Ângelo da Rosa, localizada entre o Residencial Ponta Porã I e as vias próximas neste município. Torna-se evidente a necessidade de ações que garantam tanto a segurança quanto a fluidez do trânsito de veículos e pedestres na área mencionada.”.

O parlamentar argumentou ainda que “nesse contexto, a instalação de um semáforo com três tempos se mostra como uma solução eficaz para organizar o fluxo, reduzir a velocidade dos automóveis e, assim, minimizar o risco de colisões e outros tipos de acidentes. O crescimento do tráfego de automóveis, principalmente durante os períodos de maior movimento, tem causado engarrafamentos e manobras perigosas por parte dos motoristas, levando a um índice preocupante de colisões”.

Para Agnaldo Pereira Lima, “a implementação de um semáforo com três fases permitirá um gerenciamento mais eficaz do fluxo de veículos, promovendo a alternância organizada e segura do direito de passagem entre as diferentes vias. Essa medida deverá

resultar em uma diminuição considerável da velocidade dos automóveis ao se aproximarem do cruzamento, reduzindo assim o risco de acidentes e atropelamentos. Além disso, a ação irá responder a uma solicitação da comunidade, que expressou suas preocupações com a segurança nas estradas da área e pedindo medidas do governo”.

Vereador Vanderlei Avelino solicita recapeamento na Vila Áurea e rede de esgoto no Bosque Carandá.

Nesta terça-feira, 15 de abril, o Vereador Vanderlei Avelino (PSDB) apresentou duas indicações no Plenário Isaac Borges Capilé da Câmara Municipal de Ponta Porã, voltadas à melhoria da infraestrutura urbana em diferentes bairros da cidade.

A primeira solicitação trata do recapeamento da rua Doze de Outubro, localizada no bairro Vila Áurea. Segundo o Parlamentar, a via encontra-se danificada, com diversos buracos e imperfeições que comprometem o tráfego e a segurança dos motoristas e moradores.

A segunda indicação encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos, ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Thiago Vedana, e ao Gerente da Unidade Regional da Sanesul em Ponta Porã, Célio Poveda Filho, pede a implantação da rede de esgoto no bairro Bosque Carandá.

De acordo com Vanderlei Avelino, a ausência de saneamento básico na localidade tem causado impacto direto na saúde e na qualidade de vida da população. “Saneamento é questão de dignidade e saúde pública. É preciso agir com urgência”, defendeu.

As indicações foram protocoladas e agora aguardam análise do Executivo Municipal.

Jelson Bernabé pede melhorias na infraestrutura do Jardim Primavera e Parque dos Eucaliptos.

O Vereador Jelson Bernabé apresentou na sessão ordinária de 15 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, duas indicações solicitando à Prefeitura, investimentos para melhorar a infraestrutura de dos bairros bastante populosos.

Numa indicação o parlamentar solicitou a realização de uma operação tapa-buracos na Rua João Emenelau, no bairro Jardim Primavera.

Segundo ele, o local precisa deste serviço pois a rua necessita de manutenção por estar completamente esburacada, gerando uma situação que provoca transtornos e prejuízos para os moradores que a utilizam.

EUCALIPTOS

O líder do Prefeito no Parlamento Municipal, também apresentou indicação, solicitando a realização dos serviços de patrolamento e cascalhamento na rua Dourada, no bairro Parque dos Eucaliptos.

Segundo ele, “é de suma importância a manutenção daquela via, pois encontra-se completamente esburacada e está gerando transtornos e prejuízos para os moradores que a utilizam”.

As duas indicações contendo os pedidos do Vereador Jelson Bernabé foram encaminhadas ao Prefeito Eduardo Campos, com cópias ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos.

Vereador Carlos Bordão pede reforma da Praça Argileu de Matos

O Vereador Carlos Bordão apresentou na sessão ordinária de 15 de abril, na câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita à Prefeitura, a reforma da Praça Argiléu de Matos, (Praça do Lápis), em frente ao Shopping China.

O pedido foi encaminhado ao Prefeito Eduardo Campos, com cópia ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos.

Ele justificou a indicação afirmando que o objetivo é melhorar a infraestrutura da pracinha para torná-la mais segura e agradável para os usuários. Aumentar a área de lazer e recreação para as crianças e adultos. Promover a integração social e comunitária.

O parlamentar sugere a melhoria do piso e Iluminação, substituindo o piso atual por um piso mais resistente e fácil de limpar, além de instalar iluminação pública mais eficiente e segura.

Carlos Bordão também sugeriu construir uma área de playground para crianças com equipamentos seguros e divertidos, criar um espaço para atividades físicas, como academia ao ar livre ou pista de caminhada. Instalar bancos e mesas para descanso e socialização, adicionar lixeiras e recipientes para reciclagem. Plantar árvores e flores para melhorar a estética da pracinha. Criar um jardim sensorial com plantas aromáticas e texturas variadas.

Outra preocupação do Vereador Carlos bordão é com relação à acessibilidade. Para isso sugeriu instalar rampas e corrimãos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Melhorar a sinalização para garantir que todos possam navegar pela pracinha com facilidade.

O parlamentar acrescentou ainda os benefícios da Reforma que, segundo ele, vai garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores e usuários da pracinha. O aumento da segurança e redução da criminalidade. Promoção da integração social e comunitária. Valorização do espaço público e melhoria da imagem da região.

Sendo assim o parlamentar explicou que os próximos passos serão: realizar um levantamento detalhado das necessidades e prioridades da comunidade; elaborar um projeto de reforma detalhado e orçado; buscar financiamento e apoio de órgãos públicos e privados; implementar a reforma em etapas, garantindo a participação da comunidade e a transparência do processo.

Vereador Gabriel Arce propõe construção de uma concha acústica em Ponta Porã.

A necessidade de um lugar adequado para apresentação artística e cultural na cidade, motivou o Vereador Gabriel Arce a apresentar na sessão ordinária de 15 de abril, na Câmara municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita à Prefeitura a construção de uma concha acústica adequada para os artistas da cidade, que atenda às necessidades musicais e culturais.

O parlamentar justificou o pedido afirmando que “a cidade é um berço de talentos musicais e culturais, e é fundamental que os artistas tenham acesso a espaços adequados para desenvolver seu trabalho. A falta de uma concha acústica adequada é um obstáculo para os artistas em geral, que precisam de um espaço com boa qualidade de espaço e som para ensaiar, gravar e apresentar suas obras, além do mais temos espaços de ideais para a instalação, tais como Horto Florestal e Parque dos Ervais”.

Segundo ele, a obra traria diversos benefícios para a comunidade como: desenvolvimento da cena musical: Uma concha acústica adequada pode contribuir para o desenvolvimento da cena musical da cidade. Melhoria da qualidade do som: Uma concha acústica adequada pode melhorar significativamente a qualidade do som durante as apresentações, permitindo que os artistas sejam ouvidos com clareza e nitidez. Valorização dos artistas locais: A instalação de uma concha acústica adequada pode valorizar os artistas locais, que teriam acesso a um espaço de qualidade para desenvolver seu trabalho.

Além disso, “a atração de eventos e turismo: Uma concha acústica adequada pode atrair eventos e turistas para a cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da região. Melhoria da imagem da cidade: A instalação de uma concha acústica adequada pode melhorar a imagem da cidade, atestando a valorização de seus artistas locais. Desenvolvimento de atividades culturais: Uma concha acústica adequada pode contribuir para o desenvolvimento de atividades culturais na cidade, como concertos, festivais e outros eventos.

Gabriel Arce acredita que a concha acústica vai trazer também benefícios para os artistas como: acesso a um espaço de qualidade: Uma concha acústica adequada pode fornecer aos artistas um espaço de qualidade para ensaiar, gravar e apresentar suas obras. Melhoria da qualidade do som: Uma concha acústica adequada pode melhorar significativamente a qualidade do som durante as apresentações, permitindo que os artistas sejam ouvidos com clareza e nitidez. Oportunidades de desenvolvimento: A

instalação de uma concha acústica adequada pode fornecer aos artistas, oportunidades de desenvolvimento, como a possibilidade de gravar álbuns ou realizar turnês”.

Vereador Reinaldo Jalasca propõe construção de CEINF no Júlia Cardinal

Nesta terça-feira, 15 de abril, o Vereador Reinaldo Jalasca (PSDB) fez uso da tribuna no Plenário Isaac Borges Capilé da Câmara Municipal de Ponta Porã para apresentar indicação solicitando a construção de um CEINF – Centro de Educação Infantil – no Residencial Júlia de Oliveira Cardinal.

A proposta foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos, à Secretária Municipal de Educação, Eliana Araújo Fernandes, e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos. O Vereador ressaltou a importância da iniciativa, que visa suprir uma carência enfrentada por famílias da região que atualmente não contam com unidade de ensino infantil no próprio bairro.

“O CEINF permitirá o acesso à educação de qualidade desde os primeiros anos, além de oferecer segurança e tranquilidade para os pais, que poderão trabalhar sabendo que seus filhos estão bem assistidos, sem depender do transporte escolar para bairros mais distantes”, justificou Jalasca.

A demanda atende aos anseios da comunidade local e, segundo o Parlamentar, representa um avanço importante na estrutura educacional do município.

Vereador Kleber Ortiz cobra melhorias em infraestrutura e reforço na saúde pública em Ponta Porã.

Nesta terça-feira, 15 de abril, o Vereador Kleber Ortiz (PSDB) apresentou, no Plenário Isaac Borges Capilé da Câmara Municipal de Ponta Porã, duas indicações ao Executivo Municipal, cobrando providências nas áreas de infraestrutura urbana e saúde pública.

Na primeira demanda, o Parlamentar solicitou ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, a realização de tapa-buracos, patrolamento e cascalhamento na rua Luminador, nº 284, no bairro Parque dos Eucaliptos. Segundo Kleber Ortiz, as chuvas recentes deixaram a via em condições extremamente precárias, dificultando o tráfego de veículos e a locomoção de pedestres. “A situação tem causado sérios transtornos à população local, especialmente neste período de frio. É urgente garantir o acesso digno às famílias da região”, destacou.

A segunda indicação trata da ampliação do quadro de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ipê II, localizada na Rua Gonçalves Dias. O pedido, encaminhado ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Saúde, Daniel Lima Kayatt, inclui a contratação de médicos, enfermeiros, dentistas e especialistas em pediatria e ginecologia. De acordo com o Parlamentar, a falta desses profissionais tem comprometido o atendimento à população. “Com o crescimento populacional registrado nos últimos anos, é essencial garantir uma estrutura de saúde capaz de atender com eficiência e dignidade todos os moradores”, completou o Vereador.

Leandro Bitencourt solicita melhorias na infraestrutura urbana e em espaço esportivo de Ponta Porã.

Nesta terça-feira, 15 de abril, o Vereador Leandro Bitencourt (Republicanos) apresentou, no Plenário Isaac Borges Capilé da Câmara Municipal de Ponta Porã, duas indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e do lazer comunitário em diferentes bairros da cidade.

Em uma das solicitações, o Parlamentar pediu ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, a realização de patrolamento, cascalhamento e compactação da rua Indiana, no Residencial Manoel Padial Urel. Segundo Bitencourt, as chuvas recentes comprometeram o estado da via, formando valetas e dificultando a circulação de veículos. “A situação exige uma ação urgente para garantir segurança e mobilidade aos moradores da região”, afirmou.

Outra indicação apresentada por Leandro Bitencourt trata da manutenção e troca dos refletores do campo suíço localizado no bairro Jardim Independência. De acordo com o Vereador, a falta de iluminação tem inviabilizado o uso do espaço no período noturno, especialmente por crianças e jovens que utilizam o local para atividades esportivas e de lazer. “Essa melhoria é fundamental para garantir que a comunidade continue aproveitando esse importante ponto de convivência.

Marcelino Nunes cobra implantação de rotatórias para melhorar o trânsito em Ponta Porã.

Nesta terça-feira, 15 de abril, o Vereador Marcelino Nunes (PP) apresentou, durante a sessão ordinária no Plenário Isaac Borges Capilé da Câmara Municipal de Ponta Porã, duas indicações voltadas à melhoria do fluxo de veículos e da segurança viária em pontos estratégicos da cidade.

Na primeira proposta, o Parlamentar solicitou ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, a realização de estudo técnico para implantação de uma rotatória ou dispositivo semelhante no cruzamento da rua Jorge Roberto Salomão com a rua Calógeras, na região central do município. O trecho é acesso direto à Vila dos Professores e à Escola Municipal Professora Marly Cavalheiro Rojas. De acordo com o Vereador, o grande fluxo de veículos no local exige uma intervenção que assegure maior fluidez e segurança, sem necessidade de semáforos.

Já na segunda indicação, Marcelino Nunes propôs uma medida similar para o cruzamento da rua Vital Brasil com a rua Galileu Galilei, no bairro Residencial Manoel Padial Urel, próximo ao contorno viário. A demanda, segundo ele, partiu de moradores que convivem com o risco de acidentes devido à alta movimentação na área. “As rotatórias são soluções práticas e eficazes que podem reduzir conflitos no trânsito e proteger quem trafega por essas regiões”, argumentou o Vereador.

Natália Velasques solicita iluminação para áreas de lazer em Nova Itamarati.

Nesta terça-feira, 15 de abril, a Vereadora Natália Velasques (PSDB) apresentou, no Plenário Isaac Borges Capilé da Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação ao Executivo Municipal solicitando melhorias na infraestrutura do Distrito de Nova Itamarati.

A Parlamentar pediu ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, que seja providenciada a instalação de iluminação no parquinho e na quadra de vôlei localizados em frente à Subprefeitura do distrito.

Segundo Natália, a falta de iluminação compromete a segurança de quem utiliza esses espaços, especialmente no final da tarde e durante a noite, limitando o acesso de famílias e jovens da comunidade. “A presença de iluminação é essencial para promover o lazer, o convívio social e a prática de esportes, além de ampliar a sensação de segurança para todos”, destacou a Vereadora.

Ela reforçou ainda que a melhoria contribuirá de forma significativa para o bem-estar da população de Nova Itamarati, promovendo mais qualidade de vida e fortalecendo os laços comunitários.

Vereador Pipoca solicita melhorias no transporte público e na sinalização de estradas em Nova Itamarati.

Nesta terça-feira, 15 de abril, o Vereador Pipoca (UNIÃO) apresentou duas importantes indicações durante sessão no Plenário Isaac Borges Capilé da Câmara Municipal de Ponta Porã, voltadas à melhoria da mobilidade urbana e da organização viária no município.

Em uma das propostas, o Parlamentar sugeriu à Prefeitura, por meio do Prefeito Eduardo Campos, do Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, e da Diretora-Geral da Medianeira Transporte, Daniele Padilha Saccol, que sejam realizados estudos técnicos para a implantação de uma estação de transbordo no terminal de ônibus de Ponta Porã.

Segundo Pipoca, a medida é urgente, tendo em vista o desconforto enfrentado pelos passageiros que precisam permanecer dentro dos coletivos parados à espera de conexão com outros ônibus, o que resulta em superlotação e insegurança, especialmente em dias de calor ou chuva. “Uma estação de transbordo bem estruturada vai proporcionar mais conforto, segurança e eficiência para o sistema de transporte coletivo da cidade”, pontuou o Vereador.

Na segunda indicação, o Vereador solicitou a nomeação e identificação das estradas do Distrito Nova Itamarati. Ele destacou que a ausência de sinalização e denominação oficial compromete a mobilidade de moradores e visitantes, além de dificultar o atendimento de serviços essenciais.

Pipoca argumenta que, com a sinalização adequada, será possível organizar melhor o território, viabilizar ações de planejamento urbano e facilitar o acesso em situações de emergência. “É uma demanda legítima da comunidade e fundamental para o desenvolvimento do distrito”, finalizou.

Daniel Puka Valdez pede iluminação moderna nos bairros da região sul.

O Vereador Daniel Puka Valdez solicitou por meio de indicação lida em Plenário na sessão ordinária de 15 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, que a Prefeitura proceda a troca das lâmpadas tradicionais pelas do tipo LED, nos bairros Jardim Marambaia, Jardim Universitário e Jardim Vitória.

O parlamentar justificou o pedido afirmando que “a iluminação pública desempenha um papel fundamental na segurança, na qualidade de vida e na valorização dos espaços urbanos. A substituição das lâmpadas convencionais por tecnologia LED é uma medida de grande importância e traz inúmeros benefícios para a comunidade. Abaixo, apresentamos os principais motivos para a realização desse serviço”.

De acordo com ele, as lâmpadas LED são conhecidas por sua eficiência energética, comparadas às lâmpadas convencionais, elas consomem menos energia, o que resulta em redução nos gastos públicos com iluminação e contribui para sustentabilidade ambiental. A longo prazo, a substituição das lâmpadas convencionais por LED, traz benefícios financeiros significativos pois possuem uma vida útil maior, o que resulta em menor necessidade de manutenção e substituição frequente, reduzindo os custos operacionais.

“Além disso, as lâmpadas de LED oferecem uma iluminação mais uniforme e de melhor qualidade em comparação com as lâmpadas convencionais, e isso proporciona maior visibilidade, segurança e conforto aos pedestres, motoristas e moradores. Uma iluminação adequada é essencial para garantir a segurança dos cidadãos, com a substituição das lâmpadas por LED, as citadas vias terão uma iluminação mais eficiente e brilhante, contribuindo para a prevenção de crimes, inibindo a ação de infratores e proporcionando uma sensação de maior segurança para todos”.

Daniel Puka Valdez destaca ainda que “a melhoria na infraestrutura urbana, como a iluminação pública, contribui também para a valorização dos bairros. Ao receber o serviço de substituição das lâmpadas por LED, as ruas terão uma estética mais moderna e atrativa, o que impacta positivamente a qualidade de vida dos moradores e valoriza os imóveis da região. Diante do exposto, solicitamos à Secretária Municipal de Obras e Urbanismo que seja realizado o serviço de substituição das lâmpadas convencionais por LED em todas as extensões das ruas citadas. Essa medida trará benefícios significativos para a comunidade, tanto em termos de eficiência energética e economia financeira, quanto em relação à segurança e qualidade de vida dor moradores”.

MUDANÇA NO TRÂNSITO

O Vereador Daniel Puka Valdez também apresentou indicação solicitando a remoção da minirrotatória da rua Treze de Setembro, com a rua Dom Pedro II, para ser substituída por semáforo.

De acordo com o parlamentar, “em horário de pico há muita dificuldade para transitar nestes locais, pois a sinalização tornou-se insuficiente diante da alta demanda de veículos, pois a via se liga também para a cidade vizinha de Pedro Juan Caballero -PY que acabam provocando uma dificuldade maior para os motoristas e pedestres para a utilização deste importante via da nossa cidade”.

As duas indicações contendo os pedidos do Vereador Daniel Puka Valdez foram encaminhadas ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos Silva.

Comentários