Supremo mantém Janot à frente das investigações sobre Temer
13/09/2017 15:52 em Politica

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, à frente das investigações sobre o presidente Michel Temer.

Em julgamento na tarde desta quarta-feira (13), votaram nesse sentido os 9 ministros da Corte presentes na sessão: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

Também integrantes da Corte, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes não participam da sessão.

Presidente do STF, Cármen Lúcia rejeitou o pedido da defesa de Temer para considerar Janot “suspeito” de atuar nas investigações sobre o presidente. A defesa aponta perseguição pessoal por parte do procurador-geral, o que retiraria sua imparcialidade.

Cármen Lúcia disse que o Ministério Público continuará o trabalho de combate à corrupção, mesmo após a saída de Janot da PGR e que as "instituições são mais importantes que as pessoas".

Relator da Operação Lava Jato na Corte, Fachin foi o primeiro a votar no caso.

Fachin já havia negado o pedido, no fim de agosto, em decisão individual, mas como Temer recorreu, o tema foi levado para decisão do plenário do STF.

 

Além da “suspeição” sobre Janot, os ministros do STF também vão analisar pedido para impedir Janot de apresentar uma nova denúncia contra Temer. A defesa do presidente quer também que a Corte examine a validade das provas entregues pelos delatores da J&F, que embasam as investigações.

G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!