MENU
Hospital Regional de Ponta Porã está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil
Levantamento nacional inédito foi feito pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde
Por Giovani Cezar
Publicado em 08/01/2026 21:32
Saúde
Hospital Regional de Ponta Porã está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil - Foto: Chico Ribeiro

O Hospital Regional “Dr. José de Simone Neto”, de Ponta Porã, está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, segundo levantamento nacional inédito realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). O estudo foi divulgado nesta terça-feira (7) pela Agência Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

A unidade é uma das duas instituições hospitalares de Mato Grosso do Sul a integrar a lista, que reúne hospitais públicos com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento foi realizado pelo Ibross em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A pesquisa corresponde à fase classificatória do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, cuja cerimônia de premiação está prevista para maio deste ano.

Para a seleção das unidades, foram considerados hospitais sob gestão federal, estadual ou municipal, com assistência exclusivamente pelo SUS, enquadrados como hospitais gerais — adultos ou pediátricos — ou especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade.

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, destacou que o reconhecimento reflete o empenho dos profissionais que atuam no hospital. Segundo ele, apesar dos desafios ainda existentes, o resultado demonstra avanços na qualidade do atendimento. “Claro que ainda temos problemas e precisamos avançar, mas o estudo mostra que estamos caminhando para frente, superando obstáculos. Com o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a organização social que administra a unidade, será possível melhorar cada vez mais o atendimento à população”, afirmou.

O médico sanitarista Renilson Rehem, ex-presidente do Ibross e coordenador do levantamento, ressaltou que a iniciativa busca valorizar o sistema público de saúde e contribuir para o fortalecimento do SUS. “Mais importante do que o ranking é dar visibilidade aos melhores hospitais públicos. Isso ajuda a construir uma pauta positiva para instituições que, muitas vezes, aparecem apenas associadas a dificuldades e problemas”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online