Cadastramento biométrico em Ponta Porã não tem prazo para terminar
18/01/2018 13:49 em Policia

A justiça eleitoral através dos cartórios da 19º e 52º Zona eleitoral que atendem as cidades de Ponta Porã, Antônio João, Aral Moreira e Coronel Sapucaia, estão realizando o cadastramento biométrico dos eleitores destas cidades. O motivo de preocupação é de que o movimento na sede do cartório eleitoral em Ponta Porã tem sido muito grande e consequentemente acaba por gerar uma série de reclamações por parte dos eleitores que procuram o serviço de cadastramento que teve início no mês de julho de 2017.

Para entender melhor o que de fato está acontecendo, a reportagem do site Pontaporainforma foi até o cartório eleitoral e conversou com Carla Isabel Vollmerhbausen Fernandes, diretora interina do órgão, sendo que vários pontos foram esclarecidos.

Primeiramente, há de se esclarecer que o cadastramento Biométrico que está sendo feito em Ponta Porã NÃO tem prazo para terminar, ou seja, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral até meados de maio, quando então entrará no período eleitoral e o serviço de cadastramento biométrico será suspenso. Mas retornará logo após as eleições de outubro deste ano de 2018 estendendo-se até maio de 2020, quando novamente estará entrando em novo período eleitoral. Portanto, o eleitor não precisa se desesperar e procurar o cartório para fazer o cadastramento de imediato, pois, pelo que foi falado, o eleitor terá até maio de 2020 para se adequar a essa nova exigência eleitoral.

Carla Vollmerhbausen explicou que está havendo um mal-entendido, uma vez que circulou uma matéria em um canal de televisão da capital do Estado de que o prazo para o cadastramento seria até março de 2018, porém há de se ressaltar de que esse prazo é para os eleitores de Campo Grande, sendo que no interior ainda não foi estipulado o prazo final, que poderá ser em 2020 ou até mesmo haver uma prorrogação do prazo ainda maior.

Com relação ao cadastramento que está sendo feito em Ponta Porã, até o momento já foram cadastrados 25,7 % dos eleitores da cidade, de um total de 84.674, dessa feita, foram cadastrados 21.761 eleitores, restando ainda 62.913 eleitores para fazerem o cadastro biométrico. Outra informação importante que foi repassada é que o prédio do cartório eleitoral de Ponta Porã está passando por reforma, e por este motivo há uma defasagem no atendimento a população que procura pelo serviço.

Atualmente cartório eleitoral conta com seis (06) atendentes e por meio de um convênio com o exército, foi cedido 4 militares, que junto com os funcionários do cartório chega a esse número que consegue atender em torno de 150 eleitores por dia. O horário de atendimento é das 12 às 18h, de segunda a sexta-feira.

Hoje o grande problema que o cartório eleitoral tem é a questão da internet devido a oscilação desse sistema. Infelizmente, algumas pessoas ficam nervosas devido a esse problema de internet que ocasiona demora no atendimento, mas todos os moradores de Ponta Porã tem conhecimento de que a internet na cidade não é das melhores.

O serviço de cadastramento biométrico é feito e de imediato é passado online para o Tribunal Eleitoral em Campo Grande.

Uma informação importantíssima e que serve de tranquilidade aos eleitores de Ponta Porã é que se porventura não conseguir realizar seu cadastramento até maio desse ano, este poderá exercer seu direito de voto normalmente nas eleições de outubro, sem nenhum tipo de prejuízo.

Para o cadastro, a pessoa deve apresentar cópia e original de um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez devem levar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia.

O cartório eleitoral de Ponta Porã fica situado na R. Baltazar Saldanha, 1591 - Jardim Ipanema, nas proximidades do Hospital Regional. Telefone para contato: (67) 3431-3331.

As informações são do site Pontaporainforma.com.br, Fotos: Tião Prado

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!