Redação Portal de Sucesso*
A Ditto Music está lançando o novo single da promissora cantora carioca Bela. “The Wolf”, título da faixa, disponível nas plataformas digitais — incluindo videoclipe no YouTube — evidencia a delicadeza e a afinação da artista de 26 anos, que escreve versos em inglês e português, com densidade poética e sonoridades folk pop.
“The Wolf” chega em inglês porque reflete as vivências de quase um ano da artista em Londres, onde ela, após deixar um emprego em agência de publicidade (Bela é formada em Comunicação Social) , mudou-se para estudar no BIMM (The British and Irish Modern Music Institute). Antes de “The Wolf”, Bela chamou atenção do mercado com a gravação da tocante “Desandar”.
A vontade de se jogar na música veio pela primeira vez em 2016, ao assistir aos shows de Mumford and Sons e Of Monsters and Men, bandas do melhor indie folk do planeta, no festival Lollapalooza. “Nem eu consigo muito dizer de onde vem essa ligação com o folk. É um estilo que me toca muito, desde a primeira vez que eu vi o Mumford and Sons ao vivo. Depois, ganhei na agência ingressos para o show de Anavitória e fiquei maravilhada. Tinha um medinho de seguir para música quando era mais nova, mas, em 2019, eu quis fazer essa transição profissional”, recorda.
Ela aprendeu muita coisa em sua vida londrina, muito além das salas da faculdade. Tocou na rua, fez shows, até num lugar onde Ed Sheeran se apresentou, o que conta com entusiasmo de fã devotada. Por conta da pandemia e do lockdown, voltou para o Rio. “Mas sem qualquer frustração, porque minha ideia sempre foi conduzir minha carreira no Brasil”, afirma.
Segundo Bela, “The Wolf” teve origem em um sonho. “Estava num deserto, cega, não enxergava nada. Sentia o vento. A visão retorna e estou perto de um morro. Há uma corda dourada e um lobo no alto do morro. Acho que essa cegueira representa bem meu momento de mudança, de mergulhar em um mundo totalmente diferente. O lobo pode representar uma força de libertação, no meu caso uma força feminina de seguir o coração, de correr atrás do que quero e não do que os outros pensam ser o melhor para mim.”
Em “The Wolf”, Bela toca banjo, um instrumento essencial para a música folk. Ela domina também o violão e o banjolele, espécie de “parente” do havaiano ukelele. O single foi produzido Guilherme Jarlicht, único amigo brasileiro dela na faculdade londrina, no Soho Sonic Studio, estúdio onde já gravaram artistas como Keane, Leona Lewis e Diplo. Leo Rodrigues (violão), Pedro Mamede (bateria), Leo Jarlicht (baixo) e Maria Palma (backing vocals) participaram da gravação.
Bela sabe que uma ou duas canções não são suficientes para exibir a identidade de uma artista. Por isso, ela trabalha agora bastante no ambiente digital, em novas composições e gravações. Quer lançar um EP no início de 2021. As novas demos trazem canções autorais em português e uma série de covers, adaptando músicas de pagode ou outros ritmos brasileiros em releituras para uma linguagem folk. “Quero muito dar mais voz ao folk no Brasil”, enfatiza.
Ouça “The Wolf”, single da cantora Bela, em https://ditto.fm/the-wolf-bela