Devido à comemoração do Dia Mundial do Rádio, no último sábado, dia 13, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), dono de um dos maiores bancos de dados musicais da América Latina, aproveitou a data para fazer um estudo sobre as músicas mais tocadas em rádios no país entre os anos de 2015 e 2020.
A partir deste ranking, foi possível identificar que, entre as 20 primeiras colocadas, seis são canções nacionais. As demais são internacionais, inclusive a que ficou na liderança: “Happy”, de autoria de Pharrell Williams. Entre as cinco primeiras, aparecem “Rude” (gravada pela banda canadense Magic!), “Thinking out loud” e “Shape of You” (hits de Ed Sheeran) e “Domingo de Manhã” (sucesso de Marcos e Belutti).
O Dia Mundial do Rádio foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e oficializado no ano de 2011. A data é uma homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946.
“É importante ressaltar que o estudo do Ecad leva em consideração, em seu segmento de Rádio, apenas as emissoras que estão adimplentes no país. Neste segmento, são remunerados os titulares de direitos de autor (compositores e editoras) e conexos (intérpretes, músicos e produtores fonográficos)”, informa o comunicado do órgão.
Ranking nacional das músicas mais tocadas em Rádios no Brasil entre 2015 e 2020:
Posição
Música
Autores
1
Happy
Pharrell Williams
2
Rude
Magic! / Mark Pellizzer / Messy / Nasri Atweh / Alex Tanas
3
Thinking out loud
Ed Sheeran / Amy Victoria Wadge
4
Shape of you
Briggs Kevin Jerome / Ed Sheeran / Maccutcheon Steven / John Macdaid / Tameka D Cottle / Kandi L Burruss
5
Domingo de manhã
Bruno Caliman
6
Sugar
Cirkut / Adam Levine / Ammo / Jacob Kasher / Luke Gottwald / Mike Posner
7
I’m not the only one
Sam Smith / James John Napier
8
Rather be
Grace Chatto / James John Napier / Jack Patterson / Nicole Marshall
9
Medo bobo
Vinicius O Poeta / Juliano Tchula / Francisco Araujo / Maraisa / Junior Pepato
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.