Gripe ou Covid-19? Saiba o que fazer se seu filho apresentar sintomas
24/11/2021 09:31 em Saúde

É gripe ou Covid-19? Essa pergunta se tornou frequente, principalmente pelos pais de crianças. Apesar de os sintomas dos dois vírus serem parecidos, em tempos de pandemia é preciso não descuidar e agir de forma mais segura para a criança e todos ao redor.

 

De acordo com a médica epidemiologista, pesquisadora do CNPq e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, é preciso ter atenção a todas as reações diferentes que a criança apresentar. E mesmo que o pequeno tenha histórico de alergias ou alguma doença respiratória, é importante levar a criança ao pediatra caso apareçam sintomas de gripe ou do novo coronavírus.

“No meio de uma pandemia, qualquer sinal ou sintoma que é diferente do que a criança estava ontem, e hoje está em um estado mais febril, com desânimo e às vezes diarréia, coriza ou nariz escorrendo, é importante ficar em casa e comunicar a escola, além de fazer o teste diagnóstico para excluir a Covid-19. E mesmo assim, é preciso permanecer em casa para não contaminar outras crianças no ambiente além do vírus Sars-Cov2.” Afirma Ethel Maciel.

Para a médica, mesmo que os exames digam que não é Covid-19, é preciso que a criança permaneça em casa para não contaminar as outras com algum outro vírus.

“Mesmo que os familiares achem que pode ser uma alergia, e não ser Covid-19, em uma pandemia nós temos que atribuir ao vírus que está circulando de uma forma mais predominante, como o agente causador daquele sinal e sintoma.” concluiu

É importante destacar que as doenças respiratórias diferentes da Covid-19 estão causando muitas internações de crianças recém-nascidas até os nove anos de idade. Essa informação faz parte do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no final de outubro.

Brasil 61

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!