'Malvadão 3' é uma das mais ouvidas do fim de 2021 e começo de 2022. Conheça carioca de 32 anos que foi vendedor de amendoim, atração do Rock in Rio e cantou com Marília Mendonça.
Por Braulio Lorentz, g1
Depois de cursar a faculdade de direito e ser camelô, Xamã agora é o dono da música mais ouvida do Brasil.
Esse é o nome artístico de Geizon Fernandes. Antes de passar a se dedicar totalmente à música em 2017, o rapper carioca de Sepetiba, Zona Oeste do Rio, trabalhou em lojas.
Geizon, hoje com 32 anos, vendeu amendoim no trem. A profissão inspirou os versos da música "Flow de vendedor de amendoim", de título autoexplicativo.
O artista chegou a participar de coletivos de rap como 1kilo e Cartel MCs. No fim de 2021 e começo de 2022, com a carreira solo já consolidada, Xamã chegou ao topo das paradas com "Malvadão 3". Ele conseguiu:
O 1º lugar no Spotify brasileiro e português, e 38º no mundial;
O número 1 no YouTube de Portugal e 4 no Brasil;
A 1º posição no Brasil no iTunes, Shazam e Deezer.
A música também foi um dos hits da virada de ano, levando o rap a uma lista dominada por piseiros de artistas como Marcinho e Danny.
A letra de "Malvadão 3" é sobre um tema comum no cancioneiro popular brasileiro: a bunda. Ela seria uma cura para quase todos os problemas dele, menos o preço do transporte público no Rio: "Oh, governador, baixa a passagem, que meu bolso não aguenta".
Na carreira solo, Xamã já lançou três álbuns e o mais recente é “Zodíaco”, de dezembro de 2020. As músicas fazem menção aos signos e é um trabalho cheio de parcerias.
Em “Escorpião”, canta com a Agnes Nunes, uma cantora do mesmo escritório e parceira de outros momentos da carreira também.
Marília Mendonça, Gloria Groove e Luísa Sonza também estão no disco que é de rap, mas tenta essa aproximação com artistas muito populares no Brasil.