Crianças devem ser testadas sempre que estiverem com suspeita de Covid-19
16/02/2022 20:16 em Saúde

Segundo membro do Departamento Científico de Imunizações da SBP, Dr. Ricardo Queiroz Gurgel,  as crianças devem ser testadas sempre que apresentarem sintomas ou tiverem contato com alguém infectado pela Covid-19. Além disso, os testes RT-PCR ou sorológico são aceitos. A lógica é a mesma aplicada nos adultos, sendo que pais e responsáveis devem observar, por exemplo, o tempo desde que a criança foi supostamente exposta ao vírus  ou que esteja apresentando sintomas. Neste último caso, o teste indicado é o PCR.

A farmacêutica Laís Soares, moradora de Caravelas-BA, teve que levar a filha, Lívia, de 5 anos, até o posto de saúde para fazer o teste PRC. Segundo Laís, a criança apresentava sintomas e todo processo foi feito de forma gratuita pelo SUS.

“Não tivemos dificuldade nenhuma em fazer o teste, prontamente o posto de saúde e a secretaria de saúde ajudaram, fez o teste rápido e no mesmo dia, fui notificada.”

Pensando nesse público, a Fiocruz atualizou na última sexta-feira (11) os protocolos sanitários para que a volta às aulas seja feita de forma mais segura. Segundo o documento, todos os alunos e funcionários que estiverem com sintomas devem ser testados. As turmas só devem ser suspensas quando tiverem 3 casos simultâneos. Ainda segundo o Dr. Ricardo,  a testagem é importante para decidir os próximos passos.

“A confirmação de diagnóstico já indica a maneira correta de proceder e o possível caso de isolamento em caso positivo.”

Alguns estados já adotaram as novas diretrizes. No Rio de Janeiro, não será cobrada dos estudantes a vacinação contra a Covid-19, mas os pais e responsáveis são incentivados a levarem os seus filhos imunizados.

Caso algum aluno ou funcionário teste positivo, o protocolo prevê que o paciente seja encaminhado para a rede de atenção primária e faça um teste. A rede estadual do Rio de Janeiro tem 1.230 escolas com 23 mil turmas e 678,2 mil estudantes. Esse grupo é formado, essencialmente, por alunos do ensino médio.

Reportagem, Rafaela Soares da Brasil 61

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!