Governo quer diminuir IPI em 25%, diz ministro Paulo Guedes
23/02/2022 23:13 em Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (22) que o governo quer diminuir em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI.

Segundo Guedes, isso seria possível porque o governo está arrecadando mais neste início de ano. O ministro acredita que a medida vai incentivar a reindustrialização da economia brasileira. A declaração foi dada durante evento do BTG Pactual.

Apesar de ser arrecadado pela União, o imposto é partilhado com estados e municípios. Logo, a redução do IPI e possível queda de arrecadação pode encontrar resistência de governadores e prefeitos. O deputado federal Alexis Fonteyne, do Novo de São Paulo, lembra que a proposta mexe com a arrecadação de estados e municípios, mas aprova a iniciativa.

Deputado federal Alexis Fonteyne, do partido Novo de São Paulo

 “A redução de IPI ou o propósito de redução de IPI de 25% é uma proposta muito bem-vinda. Primeiro que mostra um lado do governo preocupado com a explosão da arrecadação, principalmente com a questão de commodities e da eficiência tributária que aumentou a arrecadação. É um reconhecimento que o governo tem de que aumentando a carga tributária ele não está se apropriando disso. Eu acho a medida correta”.

Segundo a Receita Federal, o país arrecadou R$ 71 bilhões com IPI em 2021.

Reportagem, Felipe Moura. Brasil 61

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!