Anitta soa sem identidade no álbum 'Versions of me'
13/04/2022 07:40 em Novidades

O reggaeton 'Gata' é o maior acerto de disco produzido com 'padrão internacional', mas pautado por indecisão entre atrair o público de língua hispânica e seduzir o mercado dos Estados Unidos.

Resenha de álbum

Título: Versions of me

Artista: Anitta

Edição: Warner Records

Cotação: * * *

♪ Enfim lançado na noite desta terça-feira, 12 de abril de 2022, o quinto álbum de estúdio de Anitta, Versions of me, apresenta ao longo de 15 faixas várias versões já conhecidas da artista carioca, mas, por isso mesmo, deixa a cantora sem identidade bem delineada.

Trilíngue como o antecessor Kisses (2019), Versions of me encadeia músicas em inglês – pronunciado com perfeição pela girl from Rio sem o sotaque que identifica estrangeiros nos Estados Unidos – e em espanhol, além de funk em português, Que rabão, aberto com a voz de Mr. Catra (1968 – 2018) e desenvolvido com o rap do norte-americano YG e o canto do MC fluminense Kevin O Chris.

Na costura do disco, Que rabão soa como mero aceno afetivo para o passado de Anitta no circuito dos bailes funks, universo ainda marginalizado pela sociedade de onde a cantora emergiu para o mundo ao jogar na rede a música Menina má em março de 2012.

Decorridos dez anos, Anitta é estrela de visibilidade internacional que mira sobretudo o mercado norte-americano com Versions of me, álbum com foco mais fechado do que Kisses, disco que culminava com flerte com a MPB em faixa gravada com Caetano Veloso.

Sob a batuta de Ryan Tedder, produtor executivo que orquestrou produção de excelente nível com o tal “padrão internacional”, Anitta apresenta disco fluente que, entre altos e baixos, peca de fato por flagrar a cantora indecisa entre dois mercados, tentando seduzir tanto o público de língua hispânica quanto o público norte-americano que fala inglês.

Para atrair os hispânicos, a isca mais certeira de Versions of me é o reggaeton Gata (Abby Keen, Anitta, Chencho Corleone, Edwin Vasquez Vega, Everton Bonner, John Taylor, Lloyd Willis, Orlando Valle e Sly Dunbar), de letra autorreferente cantada em espanhol por Anitta em gravação com o cantor porto-riquenho Chencho Corleone.

Com Dennis DJ envolvido na produção, Gata cativa mais do que Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021), o reggaetaon que, em efeito viral, alcançou o topo da parada global da plataforma Spotify em março e, por isso mesmo, abre o álbum Versions of me, mesmo tendo sido lançado em novembro.

Foto: Marco Ovando / Divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!