Novembro Azul. UCP na “luta” contra o Câncer de Próstata
21/11/2022 23:02 em Saúde

Principal causa de câncer entre os homens, Câncer de Próstata é responsável pela morte de cerca de 10 milhões de pacientes pelo mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Paraguai relatórios de 2020 apontavam para 1763 casos com 630 mortes. Já o Ministério da Saúde do Brasil mostra que 16 mil brasileiros perdem a vida por causa da doença. Por isso em todo o mundo a OMS determina o mês de novembro como dedicado ao combate a prevenção da Câncer de Próstata.

No último dia 17 com considerado o Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Próstata, a Universidade Central do Paraguai (UCP), realizou uma atividade na Praça Hermínio Giménez em Pedro Juan Caballero, que contou com a participação de professores doutores da instituição e acadêmicos de Medicina.

Centenas de homens foram orientados a procurarem um especialista e sobre os sintomas que podem indicar a presença da doença, que se descoberta e tratada no início tem uma grande chance de cura e recuperação total do paciente. Médicos e universitários da UCP falaram das necessidades de homens principalmente acima dos 40 anos de fazerem os exames de rotina e de um acompanhamento periódico caso seja detectado algum problema.

De acordo com o Professor Doutor, Elvio Armoa, ainda há um certo preconceito em relação ao exame (de toque retal) que é o mais usado e conclusivo para a detecção da doença, mas que isso precisa ser mudado. “Estudamos para salvar vidas e para isso precisamos receber nossos pacientes em condições de favoráveis para a cura. Muitos por preconceito, desinformação ou condições financeiras já chegam em estado bastante avançado, onde apesar de toda evolução da medicina e da tecnologia, muito pouco ou quase nada pode ser feito. É tudo muito doloroso e o tratamento leva tempo e uns acabam suportando e outro infelizmente não”, disse Armoa.

Para aquelas pessoas que pretendem fazer os exames necessários as clínicas da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero estão à disposição e as consultas são gratuitas. São cinco locais espalhados pela Capital do Departamento de Amambay.

E já estão abertas as matrículas para aqueles que pretendem cursar medicina na Universidade Central do Paraguai (UCP) com início das aulas no primeiro semestre de 2023.

As vagas são ofertadas em Pedro Juan Caballero na divisa com Ponta Porã no Mato Grosso do Sul e Ciudad Del Este na divisa com Foz do Iguaçu no Paraná. 

As matrículas podem ser feitas no site www.medicinaucp.com com informações no 67 99677 0757 e no email matriculaucp@central.edu.py 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!