O Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Frederico Igor Leite Faber, que atualmente exerce a função de Adido Tributário e Aduaneiro na Embaixada do Brasil em Assunção, realiza nesta quinta-feira, dia 26, uma visita institucional à fronteira Brasil–Paraguai, com agenda com autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Também estará presente o superintendente-adjunto da 1ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Erivelto Moysés Torrico Alencar.
A programação inclui reuniões de Frederico e Erivelto com autoridades locais, entre elas o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, e o senador Nelsinho Trad. Na pauta, temas estratégicos para o desenvolvimento e a integração da fronteira, como a implantação do Porto Seco de Ponta Porã, a transformação do Aeroporto Internacional em Aeroporto Binacional Ponta Porã–Pedro Juan Caballero, além da Rota de Integração Latino-Americana (RILA) e da Rota Bioceânica.
A visita também prevê a participação do Adido e do superintendente-adjunto da 1ª Região Fiscal em uma reunião binacional das forças de segurança, que será realizada no auditório da Receita Federal de Ponta Porã, com presença confirmada de representantes dos órgãos policiais e aduaneiros do Brasil e do Paraguai.
Segundo o delegado da Receita Federal em Ponta Porã, José Ricardo Moreira, o encontro visa alinhar estratégias de atuação conjunta entre os dois países, com foco na cooperação internacional, combate à sonegação fiscal, contrabando, lavagem de dinheiro e demais crimes transfronteiriços, além de fortalecer a integração aduaneira e tributária.
Frederico Igor Leite Faber, que representa a Receita Federal do Brasil como Adido no Paraguai desde o ano passado, já participou de eventos internacionais, como o X Seminário Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizado em Assunção, voltado ao combate à sonegação, contrabando e à promoção da integração entre os sistemas tributários da região.
“A presença do Adido na nossa região é de grande importância para avançarmos em projetos estruturantes que visam transformar a fronteira em um modelo de desenvolvimento integrado. Faremos uma visita a área onde será implantado o Porto Seco de Ponta Porã, para que possamos avançar na concretização desse projeto”, destacou o presidente da Câmara, Agnaldo Pereira Lima.
Reporterms