Os 17 vereadores de Ponta Porã aprovaram na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, o Projeto de Lei Nº 01/2026 que dispõe sobre o reajuste do piso salarial do magistério no Município de Ponta Porã com a aprovação do projeto em regime de urgência, os parlamentares autorizam a Prefeitura a pagar 5,4% a mais na remuneração dos profissionais da educação.
A aprovação do projeto ocorreu após os parlamentares debaterem bastante e enaltecerem a iniciativa da Prefeitura em encaminhar o projeto para a Casa de Leis. Os vereadores se revezaram na Tribuna para enaltecer a iniciativa
No Plenário, dezenas de educadores acompanharam a votação e aplaudiram os vereadores após o anúncio da aprovação do projeto por parte do Presidente da Casa de Leis, Vereador Jelson Bernabé.

A sessão também foi marcada pelo uso da Tribuna Livre por duas vezes. A primeira foi concedida à Associação Profissional dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Ponta Porã (Associação dos Taxistas) que foram reivindicar a mudança na legislação que determina a padronização da cor dos veículos utilizados como táxi.
O taxista Agnaldo, representando a categoria, expôs que foi feita uma votação na entidade e todos os profissionais decidiram pela mudança. Eles alegam que a medida vai trazer mais economia para os profissionais que estão sofrendo bastante com as dificuldades econômicas impostas aos serviços de transporte urbano.
O Presidente da Câmara Municipal, Jelson Bernabé, acolheu o pedido da entidade e disse que a partir de agora o assunto será debatido na Casa de Leis, com a participação de
todos os vereadores para que logo seja dada uma resposta aos profissionais.
Quem também utilizou a Tribuna Livre foi a vice-presidente da Comissão do Autismo da OAB, Subseção de Ponta Porã, Dra. Nina Negri Shneider. Ela foi divulgar e solicitar o apoio dos vereadores e de toda a sociedade par aa realização do 3º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras, marcado para os dias 14 e 15 de março no Majestic Hall.
Ela aproveitou para divulgar o evento de lançamento do Congresso, marcado para as 14 horas e 30 minutos de terça-feira, 10 de fevereiro, no Anfiteatro da Prefeitura de Ponta Porã.
“Estamos engajados numa causa nobre. Queremos ajuda para podermos realizar um evento que vai levar a maior riqueza para a sociedade: o conhecimento. Com o conhecimento podemos melhorar o atendimento a quem tanto necessita. Hoje o Autismo é um tema que envolve a sociedade. O Congresso vai ajudar a diminuir os preconceitos, levar informação para quem vivencia o problema, mas também para quem pode ajudar a melhorar as coisas. Além de conhecimento, o Congresso vai ajudar a distribuir amor, empatia, no seio da sociedade”, afirmou Dra. Nina.