Por Gilmar Laurindo*
Por conta da pandemia do coronavírus, alguns artistas e gravadoras estão aproveitando para antecipar lançamentos, de modo a oferecer novidades ao público neste período de quarentena e ao mesmo tempo tentar algum faturamento com a execução nos serviços de streaming e nas plataformas de vídeo. Mas Lady Gaga preferiu ir na contramão e anunciou ontem adiamento do lançamento de seu tão aguardado sexto álbum de inéditas, “Chromatica”, que estaria disponível no dia 10 de abril em todas as plataformas digitais. O lançamento deve acontecer no próximo mês de junho.
Com a intenção de proteger os fãs e todos os envolvidos na divulgação do disco, Gaga começou o texto pedindo para que todos pratiquem o distanciamento social e se mantenham seguros: “Estamos passando por tempos assustadores e, mesmo acreditando que a arte é uma das armas mais poderosas que temos para levar alegria e cura uns para os outros, não me pareceu correto lançar esse disco durante uma pandemia global”, explicou a cantora. E seguiu: “É importante para mim que nossa atenção esteja voltada em conseguir equipamento médico adequado para os profissionais da saúde, ter a certeza de que as crianças que dependem de escolas públicas para se alimentar recebam a assistência necessária e que nós ajudemos àqueles que serão financeiramente impactados por essa pandemia”.
Os shows da residência de Lady Gaga em Las Vegas, marcados para acontecer entre 30 de abril e 11 de maio, também foram adiados e novas datas ainda serão informadas. A cantora também confirmou aos fãs que o show que ela faria em abril no festival Coachella (Califórnia) foi adiado para outubro.
A turnê de divulgação de “Chromatica” pelos Estados Unidos ainda está agendada para acontecer durante os meses de junho e agosto, quando é verão no hemisfério norte. “Quando o álbum sair, eu quero que nós sejamos capazes de dançar juntos, suar juntos, nos abraçar e nos beijar e fazer a maior e mais bombástica celebração de todos os tempos”, disse Gaga. “Mas, até lá, vamos todos ficar em casa!”, ressaltou.
O disco “Chromatica” inclui o hit “Stupid Love”, lançado no último dia 28, que já acumula mais de 63 milhões de plays no Spotify e aparece no Top 50 Global da plataforma de streaming. O videoclipe, que deu início à nova era artística da cantora, já acumula 50 milhões de visualizações. “Chromatica” chega quatro anos após o lançamento do último disco solo de Lady Gaga, “Joanne”, de 2016. Em 2018, a artista compôs a trilha sonora e atuou no blockbuster “A Star Is Born”, ao lado de Bradley Cooper. A canção-tema do filme, “Shallow”, rendeu a Gaga o Oscar de “Melhor Canção Original” na premiação de 2019. A estrela ainda recebeu pela canção um Globo de Ouro, um BAFTA e um GRAMMY Award.