Principal nome da GR6 — maior escritório de funk da capital paulista — e contratado da Warner Music, MC Don Juan, 20 anos de idade, firma-se como um dos artistas brasileiros mais fortes nas plataformas digitais e redes sociais. No Instagram, são quase nove milhões de seguidores. Seu recém-criado canal no YouTube já se aproxima de um milhão de inscritos.
Mas o grande destaque do jovem Matheus Wallace (seu nome de registro), que começou a compor músicas de funk ao 11 anos, está no Spotify. No principal serviço de streaming de áudio do mundo, o funkeiro tem 9,1 milhões de ouvintes mensais. Para se ter uma ideia, é mais que Marilia Mendonça (7,3 milhões mensais), que o fenômeno do piseiro Barões da Pisadinha (8,8 milhões), muito mais que o sambista Thiaguinho (3,7 milhões) e está um pouco abaixo de Gusttavo Lima (9,4 milhões), cantor que atualmente faz mais sucesso no país. Desta forma, Don Juan mantem-se em terceiro lugar no ranking de artistas solos nacionais com mais ouvintes na plataforma (atrás de Alok e Anitta).
Apesar de começar a compor em 2011, foi apenas em 2016 que Don Juan emplacou seu nome no mercado, com o hit “Oh Novinha’’, que só no YouTube soma 100 milhões de visualizações no vídeo oficial. No início de 2017, Don Juan lançou o videoclipe de “A Gente Brigou”, que também conquistou os fãs e entrou nas principais playlists. Seu quarto videoclipe foi lançado em maio do mesmo ano, intitulado “Lei do Retorno” e com a parceria de MC Hariel, o qual tornou-se o videoclipe mais visto do canal da GR6 no YouTube — está atualmente na casa de 280 milhões de acessos. Ao todo, seus vídeos (incluindo aqueles em que aparece como convidado) somam cinco bilhões plays.
Hoje, o funk é um gênero musical em consolidação no país, ouvido por todas classes sociais e com produções que acumulam bilhões de reproduções. Nesse panorama, Don Juan acaba se destacando ainda mais. Suas colaborações e remixes com cantores de outros gêneros, como Wesley Safadão, Luan Santana, Alok, Maiara e Maraisa e Tierry potencializaram seu trabalho e sua carreira — ultrapassando os limites do funk, e o inserindo com destaque na cena musical brasileira.
Assista ao vídeo de “Ah Beleza”, um dos últimos lançamentos de Don Juan:
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.