Com 'Pantanal', 'Cavalo preto' cresce quase 1.000% em plays e vira hit 75 anos após lançamento
22/06/2022 05:42 em Novidades

Música preferida de José Leôncio foi gravada pela 1ª vez em 1946 e estourou com Sérgio Reis e Tonico e Tinoco nos anos 70; conheça a história e entenda mistério que envolve a letra.

Por Carol Prado, g1

 

Um modão das antigas envolto em mistérios é um hit improvável de 2022. "Cavalo preto", música preferida de José Leôncio na novela "Pantanal" (TV Globo), vive seu auge mais de 75 anos depois de ser lançada.

No Spotify, uma das principais plataformas usadas pelos brasileiros para ouvir música, o número de plays da canção cresceu 931% nos primeiros dois meses de exibição do remake, que estreou em 28 de março.

Já as buscas pela faixa no YouTube aumentaram mais de 3.000% no mesmo período.

Na trama, os versos sobre viagens pelo Brasil no lombo de "um cavalo preto por nome de Ventania" sempre embalam as rodas de viola na fazenda dos Leôncio.

A música faz o protagonista, interpretado por Marcos Palmeira, lembrar do pai, Joventino (Irandhir Santos, na primeira fase da história). Já fora da novela, a mesma letra diz muito sobre lendas e tradições do campo.

Toca 'Cavalo preto', Tibério!

Embora de forma menos estridente, "Cavalo preto" já fazia sucesso na versão original de "Pantanal", exibida em 1990 pela extinta Rede Manchete. Era quase sempre cantada por Sérgio Reis, que interpretou o peão Tibério, hoje vivido pelo também ator e cantor Guito.

Reis também é responsável por uma das versões mais famosas da música, lançada nos anos 1970, quando ela também ficou conhecida nas vozes da dupla Tonico e Tinoco.

Guito Show, o Tibério de ‘Pantanal’, já foi executivo, operador da Bolsa, cantor e vendedor de queijo, mas nunca tinha atuado

Mas "Cavalo preto" é bem mais antiga que isso. Foi gravada pela primeira vez em 1946 pela dupla Palmeira e Luizinho.

A composição é de Anacleto Rosas Jr., grande nome do cancioneiro caipira, que nasceu em 1911, em Mogi das Cruzes (SP). Na letra, ele fala com carinho da vida livre de peão. E, por trás desses versos, evoca lendas que envolvem os cavalos de cor preta.

'Cavalo preto' é hit das rodas de viola na fazenda de José Leôncio, em 'Pantanal' — Foto: Reprodução/TV Globo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!