Por Gilmar Laurindo do Portal Sucesso*
A Universal Music está divulgando o novo single do ator e cantor Troye Sivan, “Take Yourself Home”, que sai pelo selo Capitol Records. Originalmente programado para ser lançado no final do ano, Troye considerou a música apropriada para este momento de quarentena praticamente mundial, quando ele mesmo retornou à sua casa, na Austrália, e resolveu antecipar o lançamento.
“’Take Yourself Home’ é uma das músicas favoritas que já escrevi. Ela é uma espécie de conversa estimulante consigo mesmo e com o lugar a que você pertence. É preciso lutar pelo seu lugar no mundo. Escrevi essa música como se estivesse escrevendo o meu diário; então, à medida em que a vida e os lugares mudam (e os relacionamentos mudam), as músicas podem assumir um novo significado. Claramente, isso aconteceu com ‘Take Yourself Home’, tomando por base o que está acontecendo agora no mundo”, disse Troye Sivan, nascido na Africa do Sul e naturalizado australiano.
Percebendo que muitos artistas independentes têm lutado para encontrar trabalho diante da pandemia do COVID-19, Troye lançou um apelo para que criadores desenvolvessem elementos visuais para o lançamento de “Take Yourself Home”. Em um post no Instagram, ele fez a seguinte convocação: “Artistas independentes (designers gráficos, artistas de animação) entrem em contato comigo. Quero trabalhar com vocês e repassar a vocês o valor que eu gastaria produzindo meus vídeos”.
Divulgado em publicações como PAPER, i.D., Buzzfeed, NME e Billboard, a resposta foi esmagadora. Os recursos visuais da página de pré-gravação, o vídeo com a letra da música e outros elementos foram originados por artistas que responderam à solicitação de Troye.
Troye também lançou três camisetas, vendidas via Instagram, com toda a renda a ser doada para WHO COVID-19 Solidarity Response Fund (Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19, da OMS) e ao projeto COVID-19 Music Relief do Spotify (Projeto de Ajuda Musical COVID-19 do Spotify). O projeto Spotify COVID-19 Music Relief recomenda organizações já verificadas que oferecem alívio financeiro para a comunidade musical. Atualmente, o projeto mantem parceria com a MusiCares, a PRS Foundation, a Help Musicians, a Support Act e ao Unison Benevolent Fund e está adicionando mais parceiros em todo o mundo.
Troye co-escreveu “Take Yourself Home” com seus colaboradores frequentes, Leland, Oscar Görres e Tayla Parx. Foi produzido por Görres, responsável pela produção de outros hits de Troye. “Take Yourself Home” captura perfeitamente um clima de isolamento e saudade. A canção se desenvolve a partir de um refrão de abertura melancólico, marca registrada de Troye, com refrões expansivos e delirantes, fechando com um momento carregado de música eletrônica.
Ao longo da curta carreira, Troye acumula mais de 6,8 bilhões de streams globais, considerando as plataformas de áudio e vídeo. Seu segundo álbum, “Bloom” (Capitol Records), foi nomeado como um dos melhores de 2018 pelos críticos da Rolling Stone, USA Today, Billboard, OUT, NPR Music, Time, The Guardian e inúmeras outras publicações. Seus inúmeros prêmios incluem um troféu Billboard Music Awards, três prêmios MTV Europe Music e duas vitórias no GLAAD Media.