Portuguesa Mariza em tributo a Amália Rodrigues
31/10/2020 00:03 em Novidades

Por Gilmar Laurindo do Portal Sucesso*

Principal nome da música tradicional portuguesa, a cantora Mariza anuncia o novo projeto de sua carreira, o álbum “Mariza Canta Amália”. Previsto para o próximo dia 20 de novembro, o álbum traz Mariza fazendo uma grande e merecida homenagem a cantora Amália Rodrigues (conhecida como Rainha do Fado). Nesta sexta-feira, 30, a Warner Music disponibilizou nas plataformas digitais “Lágrima”, primeiro single do projeto.

“Não existem duas vozes como essas. A falecida Amália Rodrigues (abaixo), Rainha do Fado, cantora única entre as maiores vozes da música popular do século 20 como Piaf, Sinatra, Ella, Oum Kalthoum. Mariza, a jovem cantora que ajudou a trazer o fado ao século 21. Duas das maiores e mais influentes estilistas do fado, ex-libris da Música Popular Portuguesa, patrimônio cultural mundial. Duas artistas que têm muito em comum, além das origens. Mariza fez audiências globais se apaixonarem por ela como apenas Amália tinha feito nos anos 50 e 60, com residências em locais lendários como o Olympia (Paris) ou o Carnegie Hall (Nova York). Por meio de aclamadas gravações e colaborações inesperadas, Mariza expandiu o que o Fado poderia ser — assim como Amália fez nos anos 60 e 70. Mariza se tornou embaixadora da música portuguesa no século 21 como apenas Amália foi capaz no século 20″, informa o comunicado da gravadora sobre o lançamento.

amalia

Desde cedo, Mariza sempre cantou peças do repertório de Amália, no palco ou em estúdio. Mas nunca antes deu o passo de gravar um álbum inteiro de clássicos da Amália. Agora é a hora: em 2020, quando completa 20 anos de carreira, Mariza faz um tributo ao centenário do nascimento de Amália. “O melhor jeito que achei para prestar minha homenagem a Amália e agradecê-la pelo legado e inspiração que ela nos deu”, diz Mariza, sobre o álbum que reúne dez clássicos da Rainha do Fado — entre eles, “Gaivota”, “Estranha Forma de Vida”, “Com que Voz”, “Fado Português”, “Povo que Lavas no Rio”, “Foi Deus”.

Para esse novo álbum, Mariza convidou um velho amigo – o músico e produtor brasileiro Jaques Morelenbaum, que com frequência trabalha com nomes como Ryuichi Sakamoto e Caetano Veloso. Morelenbaum produziu, em 2005, o álbum triplo-platina “Transparente”, da estrela portuguesa. Desta vez, ele cria uma sedutora e inspirada série de arranjos orquestrais, simultaneamente clássicos e inovadores, que permitem a Mariza mergulhar em canções que todos pensamos conhecer e torná-las novas, frescas, arrebatadoras.

Confira Mariza cantando “Lágrima”, clássico de Amália Rodrigues:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!